Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Felipe Ribeiro Campos



O trabalho Como Ilustrador , Mediador e Suas Influências Artísticas

Desde 2008 exponho minhas ilustrações em bibliotecas populares daqui do Rio de Janeiro e, sempre que é possível, turmas de crianças de várias idades vão visitar a exposição e conversam um pouco comigo. Os pequenos aprendem um pouco sobre desenho e como é a vida de um ilustrador e eu cada vez mais percebo como o público-alvo chega até as ilustrações, o que eles sentem, se acham engraçado, com o que eles fazem uma comparação, se entendem as brincadeiras que faço com os títulos... Meu trabalho com essas exposições em bibliotecas tem ainda o objetivo de chamar a atenção das crianças para a literatura, a importância de ler bons livros, visitar museus e fazer qualquer outra atividade que tenha a ver com a cultura, com a arte. Costuma-se também no final desses encontros fazer uma pequena oficina de desenho onde eu deixo as crianças livres para desenharem o que elas acharem melhor, tendo algum trabalho meu como inspiração ou não. Particularmente prefiro que elas criem algo sem interferência de alguma obra minha, costumo dizer que o que está exposto já foi feito, que gostaria de ver algo novo. Elas aceitam o desafio e dali saem trabalhos incríveis, com as melhores explicações que apenas crianças são capazes de formular.

Além de todo esse trabalho com as exposições, esse ano eu ilustrei o livro “A lenda do lago negro”, da escritora Tânia Maria Rodrigues-Peters, pela Ceditora. Foi uma experiência maravilhosa, ainda mais por poder sempre conversar com a autora, mostrando meu ponto de vista da história criada por ela. Sem contar muito para não estragar a leitura do livro, é uma história de amor que tem como cenário um vilarejo na Áustria, próximo a um lago. O meu ponto de partida foi fazer desse cenário um personagem da história, fazendo com que a natureza participasse da narrativa. Foi bem interessante mostrar com imagens algo que é de outro autor, até então eu somente ilustrava coisas que saíam da minha cabeça, o que é completamente diferente. Gostaria de ilustrar um livro de terror para crianças, já que me interesso muito pelo tema! Não pelo medo que poderá causar ao leitor ( ok, também por isso ) mas principalmente por mostrar que todos nós temos dificuldades na vida e temos que enfrentá-las. E claro, porque gosto muito de histórias de monstros, vampiros, lobisomens, bruxas... Eu também quis fazer a especialização em LIJ por querer escrever e, criando meus próprios textos poder ilustrá-los depois. Ser desses ilustradores que escrevem ou escritores que ilustram! Tendo uma base em literatura pretendo melhorar o trabalho que já comecei, apesar de ter pouco tempo.

Confira alguns trabalhos deste talentosíssimo ilustrador nos links abaixo:

http://www.flickr.com/photos/camposfelipe

http://www.felipecamposilustrador.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário