Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Com a palavra...O Ilustrador Felipe Ribeiro Campos


Quem é Felipe Ribeiro Campos?

Meu nome é Felipe, tenho 27 anos e sou formado em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente sou aluno do curso de especialização em literatura infantil e juvenil, também na UFRJ.
Eu desenho desde pequeno, sempre gostei de lápis, papel, lápis de cor, caneta hidrocor... Faço ilustrações infantis antes mesmo de entrar para a faculdade, mas tive que parar um pouco para ficar livre para aprender mais sobre figura humana da maneira acadêmica. Nesse tempo minha maior referência foi o quadrinho erótico europeu, mangás estavam proibidos! ( risos ) Sou fã de CLAMP, acho o desenho lindo, mas deixa um pouco de vício quando a gente vai desenhar alguma coisa que não seja o mangá .
Quando estava nos últimos períodos da faculdade retomei meus estudos com aquarela, técnica que acho que fica bem com o meu estilo de desenho para crianças e jovens. Além da aquarela também uso lápis de cor, pastel oleoso, nanquim e principalmente colagem. A técnica mista me permite criar ilustrações interessantes não apenas com relação às cores que gosto de usar mas também na escolha dos materiais pra cada tipo de trabalho.

Minhas referências são inúmeras, qualquer artista pode me influenciar de alguma maneira, mas tem alguns que são fáceis de reconhecer nos meus trabalhos: Mary Blair, Quentin Blake, Tim Burton, Dave McKean... Mas não apenas ilustradores me inspiram a criar, alguns autores como Roald Dahl, Philip Pullman, assim como a literatura de ficção científica, steampunk, de terror e de aventura fazem parte do meu repertório. O cinema de animação também é uma fonte na qual eu busco idéias para as minhas criações. Acredito que podemos desenhar qualquer coisa para crianças, apenas depende da maneira que a informação será passada. Eu não gosto de ilustrações que sejam bobas ou que não tenham nada para ser discutido. Na minha opinião a ilustração para crianças tem que ser colorida, cheia de detalhes, com elementos que elas possam comentar e se identificar.

Um comentário:

  1. Sou admiradora do trabalho do Felipe Campos, incrível como suas ilustrações são ricas em cor, textura, qualidade plástica e cheias de significado!
    Acredito que já seja referência para muitos iniciantes na arte da ilustração infantil.
    Obrigada Felipe, pelo seu trabalho dedicado ao público infantil e por nos fazer lembrar com saudade de quanto é magnífico o imaginário de criança.

    ResponderExcluir